
Comer açúcar demais pode consumir toda a sua energia cerebral,
revelaram cientistas americanos que publicaram um estudo nesta
terça-feira no Journal of Physiology, demonstrando como uma dieta com base em xarope de milho rico em frutose afetou a memória de cobaias.
Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)
alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo xarope de
milho rico em frutose - um ingrediente comum em alimentos processados - e
água potável durante seis meses. Um grupo de ratos tomou também um
suplemento de ácidos-graxos ricos ômega-3, que estimula a memória, na
forma de óleo de linhaça ou ácido docosahexaenóico (DHA), enquanto o
outro grupo não fez o mesmo.
Antes do início da ingestão de açúcar, os ratos passaram por um
treinamento de cinco dias em um complexo labirinto. Os roedores foram
colocados novamente no labirinto seis semanas depois de ingerirem a
solução doce para ver como se saíam. "Os animais que não tomaram DHA
foram mais lentos e seus cérebros demonstraram um declínio na atividade
sináptica", afirmou Fernando Gomez-Pinilla, professor de neurocirurgia
na Escola de Medicina David Geffen, na UCLA.
"Suas células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si,
prejudicando sua capacidade de pensar com clareza e lembrar o caminho
que tinham aprendido seis semanas antes", acrescentou.
Uma análise mais detalhada nos cérebros dos ratos revelou que aqueles
que não foram alimentados com suplementos de DHA também desenvolveram
sinais de resistência à insulina, hormônio que controla os níveis de
açúcar no sangue e regula a função cerebral. "Uma vez que a insulina
consegue penetrar a barreira sangue-cérebro, o hormônio pode sinalizar
os neurônios, gerando reações que comprometem o aprendizado e causam
perda de memória", disse Gomez-Pinilla.
Em outras palavras, comer frutose demais pode interferir na capacidade
da insulina de regular como as células usam e armazenam açúcar, o que é
necessário para o processamento de pensamentos e emoções. "A insulina é
importante no corpo para controlar o açúcar no sangue, mas pode
desempenhar um papel diferente no cérebro, onde parece afetar a memória e
o aprendizado", disse Gomez-Pinilla.
"Nosso estudo demonstra que uma dieta rica em frutose afeta tanto o
cérebro quanto o corpo. Isto é algo novo", acrescentou. "Nossas
descobertas ilustram que o que você come afeta como você pensa", emendou
Gomez-Pinilla.
"Ingerir uma dieta rica em frutose a longo prazo altera a capacidade do
cérebro de aprender e lembrar informações. Mas adicionar ácidos-graxos
ômega-3 nas refeições pode ajudar a minimizar os danos", acrescentou.
O xarope de milho rico em frutose é comumente encontrado em
refrigerantes, condimentos, molho de maçã, comida de bebê e lanches
processados. Ao ano, o americano médio consome mais de 18 quilos de
xarope de milho rico em frutose, segundo o Departamento de Agricultura
dos Estados Unidos.
Via: http://saude.terra.com.br/nutricao/acucar-pode-emburrecer-alertam-cientistas-americanos,1d8b081755257310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário